quarta-feira, 18 de maio de 2011

PARA QUE SERVE A LITERATURA INFANTIL?



PARA QUE SERVE A LITERATURA INFANTIL?


                                                                                                                 ROSANGELA DE ARAUJO
RESUMO:
 Neste texto  Para que serve a literatura infantil?A autora Graça Paulino,leva o leitor a fazer uma reflexão sobre a finalidade e o prazer da literatura infantil para as crianças.
 Logo no início do 1º parágrafo ela fala da literatura comparando a  música e a pintura ,que pode não ter finalidade práticas imediata, mas provoca no pequeno leitor sensações prazerosa.
Segundo a autora ao ler um livro ou contar uma historinha, o pequeno leitor pode impressiona-se ,emociona-se ou espanta-se. Isso seria o desenvolvimento da sensibilidade da criança, que ocorre pelo próprio ato de ler um livro.
 A arte literária mostra, que os livros provocam prazer e satisfação e que essas experiência artística não só acontece com o autor ,mas  também com o leitor. Sendo assim, a literatura uma arte, a relação da criança com o livro em nossa sociedade capitalista não é perda de tempo, pois a arte nos transforma permitindo  nos conhecer melhor, conhecer melhor o outro e  percebermos outras possibilidade de existir.
 A escola como instituição social que  responsavél em transmiti cultura, tem como responsabilidade de cuidar daquilo que se chama leitura .Conforme Paulino, se a leitura não dá dinheiro,pelo menos ajuda o cidadão-leitor defender condições mais dignas de sobrevivência. Tal importância tem a literatura para cada um em particular e principalmente as crianças   que estão descobrindo o ``saber` através do mundo da imaginação, elas  precisam aprender a ter gosto  e sentir prazer pela leitura, pois ela será útil em sua vida social .
Entretanto na maioria das vezes a leitura escolar em nosso país é considerada tão sem importância que as respostas já estão prontas para os alunos. Dessa formaa leitura se dá como atividade de rotina, esvaziada de valores, simplesmente como decodificação repetitiva dos textos,impossibilitando esses alunos  desenvolver suas habilidade e autonomia.
Trabalhar a literatura em sala de aula é mais um desafio para o professor porque ele além de ter gosto pela leitura, tem que ensinar  com reflexão ,levando a sério o fato de que os textos são um processos de comunicação que só se completam na interlocução ,só assim a leitura literária  ela será fundamental para que esse uso literário da língua realmente se concretize em sociedade.
 Portanto para isso acontecer é preciso reinventar esse modelo de escola tradicional posta em nossa sociedade capitalista,onde os alunos recebem educação "bancaria" que esta posta pela a sociedede capitalista, que nega espaço para essas crianças que dela precisa para sobreviver economicamente.



REFERÊNCIA:
PAULINO,Graça.Para que serve a literatura infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário