terça-feira, 31 de maio de 2011

PERCEPÇÃO

" É IMPORTANTE QUE NA INTERAÇÃO COM A LITERATURA A CRIANÇA PERCEBA ALGUN SENTIDO NA LEITURA SEJA ELA ESCRITA OU ORALMENTE."

RODA DE LEITURA

"COMPARTILHAR HISTÓRIA NA RODA DE LEITURA FAZ COM QUE ESSE MONENTO SEJA MAIS PRAZEROSO E ESPONTÂNEO PARA AS CRIANÇAS."

quarta-feira, 18 de maio de 2011

POR ONDE COMEÇAR



                                                                                                                ROSANGELA DE ARAUJO
Resumo
O texto Por onde começar? faz uma comparação entre o escritor e o leitor em relação as suas experiências de leituras e relata sobre o início dos primeiros livros infantil no Brasil.
 Segundo o texto o escritor é um criador que produz através de sua experiência de leituras e a partir da ir dá azas a sua imaginação inventando pessoas, lugares, épocas e enredos diversificados. No entanto o leitor também traz algum tipo de experiências como bagagem de conhecimentos que precisa ser respeitados por quem escreve, caso contrário pode haver um choque entre ambos.
 Os primeiros livros para criança escrito e publicados por brasileiros  em nosso país, surgem  ao final do século XIX, marcado pela ascensão de uma  nova classe média Urbana na sociedade.
  É nesse ponto que o novo mercado começa a se apresentar. Mas para atender de prontidão os anseios da nova classe o jeito foi os escritores brasileiros apelar para as traduções de obras estrangeiras, já que o Brasil não tinha tradição em escrever livros para crianças. Essas obras seguiram história de origem portuguesas  e também as tradições populares ,narrativas parecidas àquelas que as mães, amas-de-leite, escravas contavam em voz alta, desde de quando as criancinhas  eram bem pequenas.
Os escritores brasileiros repetiam o que ocorriam na Europa, porém nesse percurso acabaram inventando a literatura brasileira e abrindo caminho que já ultrapassa para mais de cem anos. Dessa forma praticando cada um ao seu modo a Lei de Lavoiser os desbravadores da literatura infantil brasileira  como Carl Jansen, Figueredo Pimentel e Olavo Bilac, deram  sua grande contribuição para o aparecimentos dos livros nacionais para crianças .E temos em Monteiro Lobato o  sucessor desse núcleo original  o orgulho literário que ainda hoje nos permitem  lê e relê livros infantis  graças a esse patrimônio literário.
 Conforme a leitura dos textos o escritor quanto o leitor já possui um conhecimento prévio que os auxiliam na compreensão dos textos, que são adquiridos através da leitura. Por isso tal é a importância da literatura infantil para o conhecimento das crianças através de histórias contadas seguindo tradições de uma cultura.


O DIREITO A LEITURA

A Literatura como direito


"Ler literatura é uma forma de acesso a esse patrimônio [artístico, cultural e histórico representado pelas próprias obras literárias], confirma que está sendo reconhecido e respeitado o direito de cada cidadão a essa herança, atesta que não estamos nos deixando roubar. E nos insere numa família de leitores, com quem podemos trocar ideias e experiências e nos projetar para o futuro. Aceitar que numa sociedade podemos ter gente que nunca vai ter a menor oportunidade de ter acesso a uma leitura literária é uma forma perversa de compactuarmos com a exclusão. Não combina com quem pretende ser democrático".
Ana Maria Machado*


PARA QUE SERVE A LITERATURA INFANTIL?



PARA QUE SERVE A LITERATURA INFANTIL?


                                                                                                                 ROSANGELA DE ARAUJO
RESUMO:
 Neste texto  Para que serve a literatura infantil?A autora Graça Paulino,leva o leitor a fazer uma reflexão sobre a finalidade e o prazer da literatura infantil para as crianças.
 Logo no início do 1º parágrafo ela fala da literatura comparando a  música e a pintura ,que pode não ter finalidade práticas imediata, mas provoca no pequeno leitor sensações prazerosa.
Segundo a autora ao ler um livro ou contar uma historinha, o pequeno leitor pode impressiona-se ,emociona-se ou espanta-se. Isso seria o desenvolvimento da sensibilidade da criança, que ocorre pelo próprio ato de ler um livro.
 A arte literária mostra, que os livros provocam prazer e satisfação e que essas experiência artística não só acontece com o autor ,mas  também com o leitor. Sendo assim, a literatura uma arte, a relação da criança com o livro em nossa sociedade capitalista não é perda de tempo, pois a arte nos transforma permitindo  nos conhecer melhor, conhecer melhor o outro e  percebermos outras possibilidade de existir.
 A escola como instituição social que  responsavél em transmiti cultura, tem como responsabilidade de cuidar daquilo que se chama leitura .Conforme Paulino, se a leitura não dá dinheiro,pelo menos ajuda o cidadão-leitor defender condições mais dignas de sobrevivência. Tal importância tem a literatura para cada um em particular e principalmente as crianças   que estão descobrindo o ``saber` através do mundo da imaginação, elas  precisam aprender a ter gosto  e sentir prazer pela leitura, pois ela será útil em sua vida social .
Entretanto na maioria das vezes a leitura escolar em nosso país é considerada tão sem importância que as respostas já estão prontas para os alunos. Dessa formaa leitura se dá como atividade de rotina, esvaziada de valores, simplesmente como decodificação repetitiva dos textos,impossibilitando esses alunos  desenvolver suas habilidade e autonomia.
Trabalhar a literatura em sala de aula é mais um desafio para o professor porque ele além de ter gosto pela leitura, tem que ensinar  com reflexão ,levando a sério o fato de que os textos são um processos de comunicação que só se completam na interlocução ,só assim a leitura literária  ela será fundamental para que esse uso literário da língua realmente se concretize em sociedade.
 Portanto para isso acontecer é preciso reinventar esse modelo de escola tradicional posta em nossa sociedade capitalista,onde os alunos recebem educação "bancaria" que esta posta pela a sociedede capitalista, que nega espaço para essas crianças que dela precisa para sobreviver economicamente.



REFERÊNCIA:
PAULINO,Graça.Para que serve a literatura infantil.