quinta-feira, 2 de junho de 2011

incentivar a leitura

Mesmo antes de aprender a ler a criança deve ter contato com a leitura.Ao ver um aduto lendo história,ouvindo música ou poema os pequenos comerçam a se interessar pelo mundo das palavras sendo o primeiro passo para ser um futuro leitor.

O PRAZER DE DE LER

LITERATURA INFANTIL


 O PRAZER DE LER                                                    Rosangela de Araújo
      

      De acordo com autora Moraes: O prazer de ler,a A autora proponha discutir algumas perspectivas sobre as quais se pode compreender o prazer de ler, já que a literatura tem sido um tema recorrente na escola e fora dela nos dias atuais.        
     Segundo a estética da recepção o papel da literatura revela-se pela função emancipatória, que se efetiva ao transformar a visão de mundo do leitor. Dessa forma, a leitura precisa ser vista com o objetivo que todos precisam se apropriar para que possam a tornar um objeto de aprendizagem de ensino para a prática social.
        Conforme a autora a obra literária seria capaz de provocar a emancipação do leitor em relação aos códigos vigentes, fundindo os papéis transgressores e comunicativos.
       O ato de lê ajuda o leitor a refletir sobre a vida e a construir significados para ela. Além disso, os hábitos de leituras permite o leitor a explorar textos mais difíceis e desafiadores que segue razões variadas desde conhecer novos autores e estilos ou simplesmente pelo prazer de ler que lhe provoquem alguma sensação como: rir, refletir, investigar, relembrar, chorar e até sentir medo.
        Para Jaus apud Moraes, o processo de recepção da literatura, como de toda arte, não se dá á revelia do prazer. Ao contrário, ele não acredita que o significado de uma criação artística possa ser alcançado, sem ser vivenciado esteticamente pelo leitor.
        Então, um bom caminho para alcançar o gosto pelos livros é através da experiência. Em andar entre livros, Teresa Colomer, professora de literatura na universidade de Barcelona na Espanha, afirma que ler se aprende lendo. Sendo assim o prazer é formado pelo o conhecer e o mais importante é saber que nunca é tarde para se deixar encantar pela literatura e começar uma trajetória como leitor e ampliar os conhecimentos sobre os livros